Imagine que você tem uma coleção de brinquedos, e esses brinquedos representam os carros que usamos no dia a dia. Agora, imagine que alguns desses brinquedos, especialmente os que parecem mais modernos e desejados, começaram a desaparecer mais do que antes. É exatamente isso que está acontecendo com os SUVs em São Paulo em 2024. Segundo uma matéria recente, houve um aumento de 7% nos roubos e furtos desses veículos na cidade, um número que preocupa quem depende de seu carro para trabalhar, viajar ou simplesmente aproveitar a cidade.
Os SUVs, como Jeep Renegade e Nissan Kicks, estão na mira dos ladrões com uma frequência cada vez maior. Para entender essa situação, podemos pensar que esses carros são como uma fatia de bolo muito cobiçada em uma festa. Os ladrões estão cada vez mais interessados nesse “bolo”, especialmente nos modelos mais novos, que ainda têm garantia, tecnologia de ponta e, claro, um valor de mercado elevado. O Jeep Renegade, por exemplo, lidera o ranking, com um aumento de 25% nos casos de roubo, de 825 para 1.035 ocorrências entre janeiro e outubro de 2024. Além disso, os veículos mais novos, com até 2 anos de fabricação, tiveram um crescimento de 92% nos registros de furto ou roubo — quase o dobro do que era antes.
O Nissan Kicks, por sua vez, teve um aumento impressionante de 39%, passando de 385 para 535 ocorrências no mesmo período. E, assim como o Renegade, os modelos mais novos também estão mais visados: veículos de até 2 anos tiveram um crescimento de 67%, enquanto os de 2 a 5 anos cresceram 26%. Isso mostra que os ladrões estão focando em carros que ainda têm alto valor de revenda ou que podem ser utilizados para peças no mercado clandestino. É como se eles estivessem caçando os brinquedos mais novos e brilhantes, que valem mais dinheiro no mercado ilegal.
Por outro lado, alguns SUVs mais antigos, como EcoSport e Compass, apresentaram uma redução nos índices de roubo — EcoSport caiu 18% e Compass, 14%. Ainda assim, esses veículos mais antigos continuam sendo alvo de criminosos, principalmente porque suas peças se tornaram difíceis de encontrar em concessionárias. Segundo Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil, esses veículos mais antigos podem estar sendo utilizados para abastecer o mercado clandestino de autopeças, uma espécie de mercado paralelo que funciona na sombra da legalidade.
Se pensarmos na questão da segurança, é como se os ladrões estivessem usando uma lupa gigante para procurar exatamente os carros mais novos e valiosos, enquanto deixam os mais velhos de lado. Isso reforça a importância de os donos de SUVs ficarem atentos, adotarem medidas de segurança adicionais e, claro, investirem em sistemas de rastreamento e proteção. Afinal, ninguém quer perder seu “brinquedo” mais desejado sem lutar por ele.
Em resumo, o aumento nos roubos de SUVs em São Paulo em 2024 revela um cenário que exige atenção redobrada. Os modelos mais desejados, especialmente os mais novos, estão na mira dos criminosos, que aproveitam as fragilidades do mercado clandestino de autopeças e a alta demanda por veículos de revenda. Assim como um jogo de xadrez, proteger seu carro exige estratégia, cuidado e conhecimento para evitar ser mais uma vítima nesse tabuleiro que é a cidade de São Paulo.
Fonte: SUVs com até 2 anos são os carros mais roubados em SP: veja lista – Estadão | Link da fonte: https://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/suvs-com-ate-2-anos-sao-os-carros-mais-roubados-em-sp-veja-lista/